Seja como evento anterior ou em conjunto ao casamento religioso, seja como cerimônia única, o casamento no civil é parte indispensável das bodas, afinal é ele quem oficializa legalmente a união do casal.

Para que seja consumado o casamento civil, os noivos devem comparecer a um Cartório de Registro Civil munidos de documentação específica.

Quais são os procedimentos para o casamento no civil

Casando no civilO casamento civil tem duas fases, por assim dizer. A primeira delas é o momento em que ocorre a entrega dos documentos, em que o casal deve comparecer ao cartório munidode certidão de nascimento e RG originais, comprovante de residência recente e original, além de levar duas testemunhas munidas de RG original. Após isso, transcorrerá um prazo de duas semanas, chamado de período dos proclamas, em que há a confirmação oficial de que de fato não há nada que impeça a união. Se tudo estiver em ordem, o oficial certifica que os noivos podem se casar, e determina um prazo de até três meses para que o casamento seja oficializado. Caso esse prazo seja perdido, é necessário reiniciar todo o processo do começo.

Depois desse primeiro passo, acontece o casamento em si. É preciso decidir qual o regime de união (comunhão parcial, universal ou separação total de bens), e comparecer na data determinada no cartório com as testemunhas, e os parentes e amigos mais próximos caso seja a vontade do casal.

Há também o casamento religioso com efeito civil, que é celebrado fora do cartório em local escolhido pelo casal. Ele precisa ser celebrado em local público, a portas abertas, assim como o casamento civil tradicional. Após a cerimônia, o padre, rabino, pastor, ou outro representante religioso fornece um Termo de Casamento, que deve ser encaminhado ao cartório em até 90 dias corridos para que seja feito o registro do casamento. Se esse procedimento não for feito dentro do prazo, a união não é oficializada e os noivos permanecerão solteiros.

Providências para o Casamento Civil

  • Documentos para o Casamento Civil
  • Regime de Bens no Casamento Civil
  • Pacto Antenupcial
  • Lista de Cartórios de Registro Civil
  • Padrinhos / testemunhas para o Casamento Civil
  • Onde pode ser realizado o Casamento Civil
  • Idade dos Noivos
  • Nome dos Noivos
  • Roupas para o Casamento Civil

Veja mais em http://guiadecasamento.com.br

 


 

Fazemos lembrancinhas, tanto pão de mel quanto bem casado para diversos eventos em toda região metropolitana e interior de Minas Gerais,  eventos de grande importância para a nossa empresa, trabalhando sempre em busca da satisfação de nossos clientes e amigos. www.amellart.com.br – pão de mel, bem casado, bem nascido, lembrancinhas para Padrinhos, lembrancinhas para Madrinhas, lembrancinhas para debutantes, lembrancinhas de casamento, bem laçados, debutantes, casamento.

 

Belo Horizonte, Nova Lima, Contagem, Santa Luzia, Sabará, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Betim.

 

Amell – Bem Casado e Pão de Mel